O que é história?

História é um vocábulo de origem grega que significa “conhecimento por meio de uma indagação”. Ele deriva de histor. “sábio” ou “conhecedor”. São muitas as definições que fizeram dessa ciência. O historiador francês Marc Bloch definiu a história como a ciência dos homens no transcurso do tempo; o francês Lucien Febvre, também historiador, destacou que a história é o processo de mudança contínua da sociedade humana.

Segundo o brasileiro Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, escrito e lexicógrafo, história é a “narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral”. Já para o historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, a história ” é o estudo do que os homens do passado fizera, da maneira pela qual viviam, das ideias que tinham”.

De acordo com os conceitos citados, podemos concluir que a história é o estudo que os pesquisadores fazem dos homens do passado, mostrando como viviam e o que realizaram os povos que nos precederam. É importante deixar claro que história não é a soma dos acontecimentos do passado, mas o resultado das várias pesquisas feitas sobre esse passado. Em outras palavras, o esforço intelectual para compreender e explicar como era a vida em outros tempos.

Existem muitas outras definições de história e diversos modos de conceituá-la.

 

Referência bibliográfica

Braick, Patrícia Ramos

História: Das cavernas ao terceiro milênio/

Patrícia Ramos Braick, Myrian Becho Mota. –

2. ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s