Entenda a Primeira Guerra Mundial – Universia

Como entender a Primeira Guerra Mundial

13/07/2012

A Primeira Guerra Mundial é, sem dúvida, um dos enfrentamentos que mais marcou e modificou o curso da história. Entenda esse marco mundial

 imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

A Primeira Guerra Mundial é um tema muito mais complexo que um enfrentamento bélico, uma “guerra” entre dois países. Foi um conflito que incluiu diversas potências e países, que marcaram diversos âmbitos da vida cotidiana. As consequências foram sentidas, inclusive, aqui na América Latina.

É importante compreender este conflito mundial porque é por meio da história que se entende o presente e o futuro. Imagine quantos fugidos da Europa vieram ao Brasil, talvez até a gênese da sua família esteja relacionada com a Primeira Guerra Mundial.

Resumo da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial tinha dois grandes pilares de batalha: os Aliados (ou Tríplice Entende), cuja formação era da França, Reino Unido, Rússia, Bélgica, Estados Unidos, Itália, Irlanda, Canadá, Japão,Sérvia, etc; e a Tríplice Aliança, que era formada pelos impérios Alemão, Autro-Húngaro, aos quais se desuniu a Itália e se uniu o Império Turco-Otomano.

O conflito começou no dia 28 de julho de 1914 e durou 4 anos, até 11 de novembro de 1918, momento que indicou a vitória da Tríplice Entente.

Causas da Primeira Guerra Mundial

As causas da Primeira Guerra podem ser analisadas por diversos aspectos: econômico,imperalista, nacionalista e até mesmo por orgulho. Entenda:

Causa econômica: o início da Revolução Industrial e a automatização das indústrias havia dizimado a força laboral humana, causando empobrecimento e penúrias nas sociedades das grandes potências. Isso permitiu o surgimento de novas nações erguidas como potências mundiais, como Japão e Estados Unidos, ameaçando toda a indústria e a estabilidade econômica europeia.

Imperialismo e nacionalismo: não se tratava de uma mera invasão, mas de uma questão de orgulho nacional. Até aquele momento, a França e a Inglaterra eram os países com maior quantidade de colônias no mundo. A Alemanha, por sua vez, chegou um pouco atrasada no processo de neocolonialismo, embora fosse uma potência econômica mais forte. Ela estava correndo atrás do tempo perdido, lutando por novas colônias.

Ao mesmo tempo, as mudanças no mapa político europeu (isso se deve às reunificações de nações anteriormente divididas) agravou a situação já delicada, conduzindo diretamente às alianças que se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

 Como se originou a Primeira Guerra Mundial ?

Em julho de 1914, a Áustria declara guerra contra aSérvia. Isso desatou o conflito, possibilitando a ambos os lados “defender” seus aliados. O aumento da necessidade de armamento se converte, assim, em uma diminuição da capacidade econômica dos grupos e países, elevando a necessidade de colonizar o inimigo derrotado depois da Grande Guerra. As nações se empobreciam, as sociedades estavam sendo dizimadas pelo conflito, doenças e males de todo o tipo começaram a surgir, as populações começaram a passar fome, enquanto a guerra acontecia do outro lado do país.

O conflito bélico continuou destruindo as cidades mais belas da Europa, assim como o Extremo Oriente, África e zonas do pacífico até 1918. Diversos tratados de paz foram firmados, assegurando o fim do conflito em várias regiões: o de Versalhes (entre os Aliados e a Alemanha, em julho de 1919), o de Saint Germain (entre os Aliados e o Império Austro-Húngaro, em setembro de 1919), o de Sèvres (entre o Império Turco-Otomano e os Aliados, salvo a Rússia, que abandonou a guerra em 1917, e os Estados Unidos, em agosto de 1920), o de Trianon (imposto à Hungria pelos Aliados, em junho de 1920) e o Neuilly (entre Bulgária e a Tríplice Entente, em novembro de 1919).

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/13/950895/como-entender-primera-guerra-mundial.html. Acesso: 26/06/2014

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s